Você não tem como evitar o comportamento indiscreto de um vizinho. Mas tem como preservar sua privacidade e a de sua família com ações simples e o auxílio de algumas leis… da física.
A curiosidade é tão antiga quanto a humanidade. Mas em todo lugar há pessoas que invadem a privacidade alheia, observando e, às vezes até gravando, o que não “é da conta”.
Não temos como evitar, afinal não é sempre que os “espiões” podem ser vistos, embora sempre possam nos ver, principalmente, de longe.
Durante o dia, o excesso de luz externa dificulta um pouco que se veja o que se passa dentro de um imóvel. Mas à noite a situação se inverte, e quem está dentro de casas e apartamentos, pode facilmente ser visto sem conseguir ver quem está lá fora.
É aí que entra a Física como aliada para preservar a privacidade e a segurança. Afinal, não só curiosos querem saber como é nossa casa por dentro. Esta é uma informação valiosa para criminosos. Portanto, além da proteção da privacidade, evitar que o interior do nosso lar seja visto por quem não queremos, é uma questão de segurança.
Mas como a Física nos ajuda com esta questão ? De uma forma bem simples: Existe uma regra vinda de um ramo da Física chamado Ótica, que, em termos simplificados diz que “quem está no escuro vê quem está no claro”. Então, memo que sua janela possua algum tipo de película escura (fumê / insulfilm), ela não é suficiente à noite para que tudo o que se passa dentro de um cômodo seja visto. Assim, se não quer que algo seja visto, feche as cortinas, as persianas ou, sempre que não for necessário manter as luzes acesas, apague-as imediatamente. Seu bolso agradece, inclusive.
Não temos como evitar, mas podemos proteger nossa família e nosso patrimônio de curiosos e criminosos com ações extremamente simples e que podem evitar dores de cabeça. Principalmente nestes tempos de tecnologia e vazamento de dados que vivemos.
Cuidar da parte elétrica do condomínio, assim como em várias outras áreas da vida, segue…
Todos nós, nitidamente, queremos viver em segurança. Desejamos poder andar com tranquilidade nas ruas, em…