Existe uma atitude simples, mas que a maioria das pessoas não toma, na hora de contratar serviços ou comprar produtos, que pode evitar muitos problemas. Neste post vamos falar sobre ela, te mostrando como fazer e as implicações de não tomar tal medida. Certamente, você já passou por situações indesejadas por não tomar esta ação.
Condomínios, como o próprio nome indica, são propriedade de várias pessoas. Todas as ações da administração, especialmente ao se comprar produtos ou contratar serviços, visam maximizar o aproveitamento do dinheiro investido nesses itens. E é aí que mora o perigo, porque pessoas bem-intencionadas, nem sempre se dão conta de qual deve ser o primeiro passo a se tomar para uma trajetória bem-sucedida até o sonhado custo-benefício.
Produtos e serviços para condomínios, quase sempre são especializados. E é por conta deste fato que os moradores se enganam ao pensar que apenas contratar um profissional do ramo, vai garantir que o investimento seja proveitoso. O senso comum neste momento é pensar: “Bom, nós não entendemos disso, então vamos chamar quem entende”.
Ocorre que quem contrata não precisa saber as respostas. Mas, sim, saber fazer as perguntas certas. E esta é a atitude correta e que faz toda a diferença entre o sucesso e a dor de cabeça nesta hora. É preciso, antes de se contratar um serviço ou efetuar uma compra, pesquisar. Mas não para se tornar um entendido no assunto e discutir de igual para igual com o profissional da área. Você não vai conseguir e ainda corre até o risco de ser enganado. O que é preciso pesquisar é “o que é preciso saber ao se comprar tal produto u contratar tal serviço ?” Esta é a grande pergunta que deve ser feita, principalmente quando o condomínio é administrado por moradores. Uma vez elencados os possíveis pontos de questionamento, convoque moradores que, supostamente, possuam conhecimento na área ou em áreas correlatas. Eles o ajudarão a refinar as perguntas, otimizando o investimento do dinheiro que é de todos. Importante: Não centralize, dando plenos a um morador, sem que ele comprovadamente esteja preparado para lidar com o assunto. Há casos reais de moradores bem-intencionados, mas mal-informados que, no impulso de economizar, acabaram trazendo prejuízos ao condomínio por não terem feito as perguntas certas e por não utilizarem corretamente a informação que lhes foi disponibilizada.
Para alguns produtos e serviços, mesmo com as perguntas certas em mãos, é preciso conhecimento específico para se conseguir fazer bom proveito das respostas e fazer as melhores escolhas. Imagine, por exemplo, que uma empresa de portões elétricos ofereça uma solução “mais em conta” para o portão do seu condomínio. Sem observar os parâmetros- chave, não há como se tomar uma decisão acertada, levando, por exemplo, a comprar um conjunto motor subdimensionado, que em pouco, irá acabar superaquecendo e queimando.
Nestas horas, principalmente quando não há condôminos disponíveis, o síndico precisa de auxílio. Um auxílio ao síndico prestado por quem atende condomínios facilita bastante a otimização dos investimentos, pois além de evitar a tentativa-e-erro, disponibiliza indicações de fornecedores já testados e, através de parcerias comercias, pode até render descontos ao condomínio. Pense nisto antes de contratar ou comprar. E conte com o auxílio síndico da Agis sempre que precisar. O Barato não precisa sair caro.
Cuidar da parte elétrica do condomínio, assim como em várias outras áreas da vida, segue…
Todos nós, nitidamente, queremos viver em segurança. Desejamos poder andar com tranquilidade nas ruas, em…