No post anterior, vimos a importância de manter atualizada a documentação técnica das instalações. Tão importante para economizar a médio e longo prazo quanto fazer o certo é registrar o que foi feito. Principalmente em condomínios, onde
constantemente, novas necessidades implicam em mudanças no layout do uso do espaço. Nestas horas, ter tudo documentado evita que se gaste horas de serviço com investigações de roteiros e seus consequentes transtornos, como precisar abrir caixas, desligar a energia do condomínio, escavar nas áreas comuns etc.
Sabemos que o ideal é ter sempre atualizadas as plantas e diagramas, incluindo o que foi feito nos últimos serviços. Porém, na ausência de recursos para tal, fotos, vídeos (de preferência, com o profissional explicando o quê e porquê foi feito), também são de grande ajuda para se guardar um histórico para referência futura. Mas não só por isto: Saber onde passa cada tipo de “linha” economiza tempo, dinheiro, principalmente, dor de cabeça com trabalhos atuais, evitando atrasos e transtornos.
Anotações no livro do condomínio ou outro registro facilmente acessível sempre que necessário, também são importantes, pois ajudam a baratear manutenções atuais e futuras. O importante é que se guarde a informação do que foi feito, para que as consultas futuras sejam rápidas e fáceis.
Cuidar da parte elétrica do condomínio, assim como em várias outras áreas da vida, segue…
Todos nós, nitidamente, queremos viver em segurança. Desejamos poder andar com tranquilidade nas ruas, em…