Causado pela deficiência do isolamento, que vimos acima, ou por intervenções acidentais, como um objeto metálico caindo sobre um barramento, é um problema cuja gravidade já é intuitiva. Mas há também os pequenos “curtos” não catastróficos, que podem causar mau funcionamento em equipamentos elétricos e eletrônicos por muito tempo, sem ser descobertos.
Como prevenir – Um plano de manutenção com rotinas periódicas de inspeção é a melhor forma de afastar os curtos e quaisquer fatores de risco que possam levar à sua ocorrência. Da mesma forma, equipamentos devem ser manuseados apenas por pessoal qualificado e o armazenamento de materiais tem que ser respeitado, com cada coisa no seu lugar assim que terminado o uso.
Evitar curtos-circuitos, além de vital para a segurança, também evita grandes prejuízos com queimas e perda de performance em equipamentos como motores de portões e bombas, alarmes e exaustores, dentre outros.
Tenha como hábito manter rotinas de inspeção e, sempre que algo de anormal for detectado, não hesite em contratar um serviço especializado para corrigir. Quanto mais cedo é feita, mais barata é a correção de qualquer problema.
Cuidar da parte elétrica do condomínio, assim como em várias outras áreas da vida, segue…
Todos nós, nitidamente, queremos viver em segurança. Desejamos poder andar com tranquilidade nas ruas, em…