Vamos começar a falar sobre os tipos de problemas em instalações elétricas que mais causam dor de cabeça e prejuízo a condomínios e imóveis em geral. E vamos começar com um que é, literalmente quente:
Pontos quentes / aumentos de impedância / resistência – Este é um dos inimigos mais silenciosos das instalações, já que ninguém costuma acompanhar a temperatura de disjuntores e equipamentos em geral, até que algo realmente perceptível (como aquele “cheiro de queimado”) esteja acontecendo. Pense em uma pessoa com falta de ar: Ela precisa fazer muito mais força que o normal, se quiser ter ar nos pulmões para se sentir confortável. E esta força a mais para trazer a mesma quantidade de ar nada mais é que energia desperdiçada. Da mesma forma, quando um elemento de uma instalação (um fio, disjuntor etc) está subdimensionado ou danificado, seja por desgaste ou dano físico, como um impacto ou um “amassado”, sua resistência elétrica aumenta, dificultando a passagem da corrente elétrica passar por ele. Lembre-se de um chuveiro elétrico: Onde tem resistência elétrica, há mais aquecimento. Só que onde existe aquecimento, há mais resistência. Com o tempo, parte daquela energia que deveria passar por aquele componente se perde na forma de calor. Mas você continua pagando por ela… Ou seja: Está pagando para aquecer um fio ou disjuntor.
Como prevenir este desperdício? Prevenindo a oxidação (falaremos sobre ela em outros posts), esmagamentos, e usando bitolas / especificações corretas em fios e componentes. Quando se suspeita sobre possíveis excessos não-explicados no consumo, uma boa prática é contratar um estudo de termo visão. Ele mostra em imagens, onde estão os pontos quentes da instalação, direcionando as correções necessárias.
Não esquente a cabeça! Mantenha os equipamentos da sua instalação sempre em seu máximo potencial, através de boas rotinas de inspeção e manutenção. E não fique adiando o serviço quando houver recomendação por alguma intervenção. Quanto mais tardia, mais cara a solução. Fique atento aos próximos episódios desta série. Neles, continuaremos a falar sobre os problemas e como evita-los.
Para condomínios onde a responsabilidade, dedicação, acompanhamento e tempo do representante legal sejam sua maior necessidade.
A Agis disponibiliza um síndico experiente para cuidar da administração do condomínio e suas respectivas questões.
Destinado a síndicos e moradores que buscam agregar experiência profissional à administração do condomínio.
A agis presta total assessoria contábil e jurídica ao condomínio, cuidando das obrigações legais envolvidas.
Levantamento das demandas de manutenções corretivas e planejamento das preventivas, visando a segurança,
valorização patrimonial e redução dos custos operacionais.
Total suporte ao síndico morador, para uma gestão tranquila e eficiente, incluindo as obrigações legais envolvidas.
Em uma parceria inovadora e exclusiva com a Mediação do Morar, são mediados conflitos e outras questões
importantes, como a negociação da inadimplência, orientação legal, participação em assembleias e outras.
Oferecemos gratuitamente uma consultoria prévia aos interessados, avaliando o cenário atual e disponibilizando indicadores de acordo com as premissas e necessidades do condomínio, aumentando a assertividade da contratação dos serviços.
Preencha os campos do formulário abaixo, nossa equipe
retornará o contato o mais breve!
Preencha os campos do formulário abaixo, nossa equipe
retornará o contato o mais breve!
Sabemos que a função de um síndico não é uma tarefa fácil e na maioria das vezes, sem reconhecimento. Agora, experimente juntar as dificuldades com a falta de experiência.
Oferecemos total suporte ao síndico morador, para que realize a gestão do condomínio de forma mais tranquila e eficiente, sem se esquecer das obrigações legais e manutenções periódicas.
Através de parceria com a Mediação do Morar, que disponibiliza ferramentas para promoção da resolução de conflitos de maneira personalizada, eficiente e ágil, sempre pautadas na ética profissional.
[pix-por-piggly-form]