Você levaria seu animal de estimação a um veterinário sem registro no CRMV ? Contrataria um advogado sem registro na OAB para te representar em uma causa?
Além das indicações, é preciso levar em conta a habilitação legal das empresas e profissionais que contratamos, já que deixaremos em suas mãos, pontos que podem envolver questões legais, além de responsabilidade técnica.
É obrigatório?
No Brasil, a fiscalização federal do exercício das profissões é delegada aos conselhos regionais, vinculados ao conselho federal. São eles que garantem que as empresas de um setor (no caso, a Administração), adotem todos os procedimentos conforme a legislação em vigor. Desta forma, assim como para fazer cirurgias, médicos precisam de registro no CRM e advogados precisam de registro na OAB para atuar, as administradoras precisam estar devidamente registradas nos CRA’s de seus estados.
Por este motivo, foi regulamentado pelo Conselho Federal de Administração (CFA , que é a autoridade do assunto a nível nacional), através do seu Acórdão nº 01/2011, aprovado em 15 de setembro daquele ano, que apenas as administradoras registradas nos conselhos regionais de Administração, estão legalmente habilitadas a gerir condomínios, uma vez que os procedimentos administrativos, em muitos casos, envolvem questões legais, exigindo habilitação adequada, que é atestada e verificada pelo conselho.
E os riscos?
Como dissemos aqui, quem gere seu condomínio vai lidar com situações que envolvem, além do conhecimento técnico das rotinas administrativas, responsabilidade técnica e até mesmo jurídica. Caso haja algum problema, a autoridade a quem recorremos é justamente o conselho profissional. Empresas e profissionais à margem da formalidade, não tem com garantir que não haverá problemas com a execução dos serviços, além de não terem sua qualidade tecnicamente atestada, deixando sua contratação por sua conta e risco.
Contrate sempre empresas legalizadas e fique tranquilo.
Cuidar da parte elétrica do condomínio, assim como em várias outras áreas da vida, segue…
Todos nós, nitidamente, queremos viver em segurança. Desejamos poder andar com tranquilidade nas ruas, em…